quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
domingo, 2 de maio de 2010
Visitas de Estudo
No dia 23 de Março de 2010, as turmas B2+3E e B3H efectuaram uma visita de estudo à exposição de escultura em chocolate patente na igreja do Seminário Maior de Viseu. As magníficas esculturas representavam Cristo Crucificado no Horto rodeado pelas figuras de Maria Madalena, Isabel Simão e dois centuriões romanos, entre outras.
Os formandos puderam ainda saborear hóstias de chocolate branco e ver o mestre chocolateiro a ensinar como se fazem bombons com recheio de chocolate e morango.
Arte partilhada pelo Millennium B.C.P.
Depois de saborear o chocolate, os formandos rumaram em direcção ao Museu Grão Vasco para ver uma exposição itinerante de pintura que pertence ao espólio do Grupo Millennium BCP e é composta por um conjunto de quadros de diversos pintores entre os quais figuram os nomes de José Malhoa, Amadeo de Souza Cardoso, José de Almada Negreiros, Maria Helena Vieira da Silva, Mário Cesariny, Manuel Cargaleiro, Graça Morais, Paula Rego, entre outros. Afinal os quadros também “falam”.
Estas exposições foram visitadas no âmbito da área de Linguagem e Comunicação incluindo-se na unidade da Linguagem não Verbal. Houve, ainda, articulação com as áreas de Cidadania e Empregabilidade e Aprender com Autonomia.
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Actividade multidisciplinar de final do 2.º período
A Paixão de Cristo
Título original: (The Passion of the Christ).
Lançamento: 2004 (EUA).
Direcção: Mel Gibson.
Actores: James Caviezel, Maia Morgenstern, Monica Bellucci, Hristo Jivkov, Hristo Shopov.
Duração: 126 min.
Género: Drama.
Sinopse:
A PAIXÃO DE CRISTO é um filme sobre as últimas doze horas da vida de Jesus de Nazaré, antes da sua morte. O trama do filme começa no Jardim das Oliveiras, onde Jesus vai orar após a Última Ceia. Traído por Judas Iscariotes, Jesus é preso e levado de volta para dentro dos muros da cidade de Jerusalém onde os líderes dos Fariseus o confrontam com falsas acusações de blasfémia.
Jesus é trazido diante de Pilatos, o Governador Romano da Palestina, que ouve as acusações feitas contra ele pelos fariseus. Percebendo que enfrenta um conflito político e religioso, Pilatos transfere a responsabilidade da decisão para o Rei Herodes, governador da Galileia. Herodes devolve Jesus a Pilatos, que propõe que a multidão escolha entre Jesus e o criminoso Barrabás. A multidão escolhe pela liberdade de Barrabás e condena Jesus a morte - e morte de cruz.
O filme mostra como Jesus foi entregue aos soldados romanos, e cruelmente flagelado. Também mostra o sacrifício de Jesus levar a cruz até ao alto do Gólgota. Ali, Jesus é crucificado - mas antes de morrer Ele diz: “está consumado”, e entrega o seu espírito a Deus.
Curiosidades
• O filme é todo falado em Aramaico e Latim. A ideia de Mel Gibson foi o de levar os espectadores ao tempo de Jesus.
• O filme foi proibido nos EUA para menores de 18 anos, por causa das suas cenas fortes de sofrimento de Cristo.
• Todas as cenas foram tratadas, para que o filme tivesse tons pastéis, ou seja, o filme não possui cores fortes e nem brilho nas suas imagens/fotografia.
“Na Semana Santa meditamos no sofrimento de Jesus que Morreu por nós naquela Cruz, e nada nos faz relembrar melhor, que a representação cinematográfica dos factos que levaram o Verdadeiro Filho de Deus ao Calvário e logo após à Ressurreição que é a Páscoa o momento mais importante do Cristianismo.”
- BOA PÁSCOA -
quarta-feira, 10 de março de 2010
O Dia Internacional da Mulher
Fez-se um pequeno convívio onde não faltou a boa disposição e a alegria trazida pelos formandos com momento de poesia dedicada à Mulher.
Ser Mulher é um bem profundo
Ser Mulher é ser Mãe, profissional…
É fazer falta na vida
Como na comida faz falta o sal.
São sempre momentos de interesse, estes assim, por todos a partilhar.
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
A Ceia de Natal dos cursos EFA
Os preparativos já tinham sido ultimados. A hora chegou. Formandos e formadores compareceram. Havia boa disposição.
A mesa estava magnífica e o calor humano ajudou no convívio nocturno. Havia um pouco de tudo, mas o leitão foi, nesse dia, o rei da mesa. Cheirava à deliciosa sobremesa, própria da época natalícia. Uma sala simples, decorada por formandos e formadores, mas aconchegante.
Trocaram-se pequenas lembranças, que embora simbólicas, mostraram a amizade existente no grupo.
Regressamos satisfeitos e tudo acabou bem.