quarta-feira, 14 de abril de 2010

Actividade multidisciplinar de final do 2.º período


A Paixão de Cristo


Título original: (The Passion of the Christ).
Lançamento: 2004 (EUA).
Direcção: Mel Gibson.
Actores: James Caviezel, Maia Morgenstern, Monica Bellucci, Hristo Jivkov, Hristo Shopov.
Duração: 126 min.
Género: Drama.



Sinopse:


A PAIXÃO DE CRISTO é um filme sobre as últimas doze horas da vida de Jesus de Nazaré, antes da sua morte. O trama do filme começa no Jardim das Oliveiras, onde Jesus vai orar após a Última Ceia. Traído por Judas Iscariotes, Jesus é preso e levado de volta para dentro dos muros da cidade de Jerusalém onde os líderes dos Fariseus o confrontam com falsas acusações de blasfémia.
Jesus é trazido diante de Pilatos, o Governador Romano da Palestina, que ouve as acusações feitas contra ele pelos fariseus. Percebendo que enfrenta um conflito político e religioso, Pilatos transfere a responsabilidade da decisão para o Rei Herodes, governador da Galileia. Herodes devolve Jesus a Pilatos, que propõe que a multidão escolha entre Jesus e o criminoso Barrabás. A multidão escolhe pela liberdade de Barrabás e condena Jesus a morte - e morte de cruz.
O filme mostra como Jesus foi entregue aos soldados romanos, e cruelmente flagelado. Também mostra o sacrifício de Jesus levar a cruz até ao alto do Gólgota. Ali, Jesus é crucificado - mas antes de morrer Ele diz: “está consumado”, e entrega o seu espírito a Deus.


Curiosidades


• O filme é todo falado em Aramaico e Latim. A ideia de Mel Gibson foi o de levar os espectadores ao tempo de Jesus.
• O filme foi proibido nos EUA para menores de 18 anos, por causa das suas cenas fortes de sofrimento de Cristo.
• Todas as cenas foram tratadas, para que o filme tivesse tons pastéis, ou seja, o filme não possui cores fortes e nem brilho nas suas imagens/fotografia.


“Na Semana Santa meditamos no sofrimento de Jesus que Morreu por nós naquela Cruz, e nada nos faz relembrar melhor, que a representação cinematográfica dos factos que levaram o Verdadeiro Filho de Deus ao Calvário e logo após à Ressurreição que é a Páscoa o momento mais importante do Cristianismo.”


- BOA PÁSCOA -

Sem comentários:

Enviar um comentário