quinta-feira, 30 de abril de 2009

Pirâmide Alimentar

Trabalhos realizados pelos formandos das turmas B2+3 E e F no âmbito da Área de Formação Língua Estrangeira - Inglês, sobre a pirâmide alimentar.

Dia da MÃE - 3/Maio/09



Dia da MÃE

Ser boa mãe...

Ser capaz de conviver com satisfação com o facto de que progressivamente os filhos se tornam cada vez mais independentes, não vivendo permanentemente com um sentimento de vazio e desvalorização quando estes "levantam voo e deixam o ninho", é um outro excelente indicador da boa capacidade materna.
Continuar a abordar os "ingredientes" que parecem fazer parte da boa capacidade materna é bastante importante, na medida em que é desta capacidade que dependem em grande parte, as potencialidades da criança para enfrentar as várias fases do seu desenvolvimento com um grau de prazer considerado suficiente. Esta boa capacidade materna é ainda muito importante para ajudar o ser humano a lidar com o sofrimento, que é inevitável nas várias etapas evolutivas, de uma forma ajustada, sem que este ultrapasse o limite das capacidades mentais.
Na sequência do que já tinha sido referido anteriormente, a boa capacidade para o desempenho do papel materno está associada à capacidade de ter uma boa relação afectiva com o homem que vai assumir o papel de pai. A presença do pai, a sua participação na prestação de cuidados e a partilha de preocupações promove a estabilidade e torna possível uma maior disponibilidade da figura materna. A incapacidade para estabelecer uma relação afectiva com um homem poderá ser um indicador da existência de algum risco para a relação materna futura. Como afirma João Seabra Diniz, "Um filho que nasce sem um pai amado pela mãe nasce empobrecido".
A relação mãe-filho corre o risco de se tornar patológica quando algum tempo após o nascimento a mãe não volta a interessar-se pelas suas relações, quer com o marido, quer com amigos e familiares, nem se mostra motivada pelo desempenho de actividades profissionais e culturais. A boa mãe é aquela que, sem demasiada culpabilidade e mantendo o prazer de contacto com o filho, assume (após uma fase inicial em que está centrada essencialmente no desempenho do seu papel de mãe) os diferentes papéis que tornam a sua vida mais rica e equilibrada.
Ser capaz de conviver com satisfação com o facto de que progressivamente os filhos se tornam cada vez mais independentes, não vivendo permanentemente com um sentimento de vazio e desvalorização quando estes "levantam voo e deixam o ninho", é um outro excelente indicador da boa capacidade materna.
Transmitir aos filhos a noção de que a diferença de sexos e de gerações é algo positivo, que torna a existência mais rica e interessante, está também associado ao bom desempenho do papel materno. Aceitar claramente que pais e filhos estão a viver etapas diferentes das suas vidas, implicando este facto diferentes formas de abordar a realidade, é fundamental para o desenvolvimento de relações sem conflitos excessivos. Por outro lado, a percepção da diferença de sexos promove o desenvolvimento de uma identidade bem definida, o que é fundamental para o equilíbrio interior e para o estabelecimento de relações positivas.
Se após a leitura deste artigo e do anterior concluiu que ainda tem um longo caminho a percorrer no sentido de corresponder a alguns dos aspectos aqui mencionados, então deixe-me dizer-lhe que é uma pessoa normal, uma vez que a perfeição não existe na vida real!


Bibliografia: "Este meu filho que eu não tive. A adopção e os seus problemas". João Seabra Diniz. Edições Afrontamento.

terça-feira, 28 de abril de 2009

25 de Abril

Trabalhos realizados pelos formandos das turmas B2 G e B2 H no âmbito da área de Formação Cidadania e Empregabilidade, sobre o 25 de Abril.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Expo-Oportunidades - Frases sobre a visita

Frases e textos elaborados pelos formandos da turma F no âmbito da Área de Formação: Linguagem e Comunicação.

Temos vindo a conhecer melhor a nossa cidade através de visitas a exposições e a expo-oportunidades. Como sempre um sucesso!

Tive a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre empreendorismo.

Penso que o objectivo da expo-oportunidades foi cumprido: permitiu conhecer algumas das ofertas da nossa região.

Fomos fazer uma visita à expo-oportunidades. Na minha opinião, achei bastante elucidativa, havia vários stands onde se podiam ver várias exposições, bem como algumas ofertas de emprego. O convívio entre colegas e professores foi óptimo. É bom para nós que façamos mais visitas deste género para ficarmos mais informados acerca das novas oportunidades.
Alice Abito


Visita e participação em colóquios, e workshops, na expo-oportunidades. Eu fiquei impressionada com a quantidade de exposições que lá havia e que pude experimentar. A primeira foi a de enfermagem onde tive o privilégio de medir a minha tensão, verificar a glicemia e também o peso. Tive a oportunidade de degustar um mini bolo de coco e até um café. Depois preenchi uma ficha para promotora ou quem sabe algo mais. Foi muito bonito porque pude desfrutar de uma tarde muito agradável na companhia dos Professores e dos colegas.
Mª Manuela Ramos Agrela


A sexta-feira feira dia 17 de Abril, fomos a uma exposição de expo-oportunidades. Foi engraçado, porque eram todos simpáticos, havia muitos bolos e bebidas para quem quisesse. Nessa expo-oportunidades também me escrevi para um emprego que ofereciam. Foi divertido e muito bom termos essas oportunidades para arranjar trabalho.
Carla Serra


No dia 17 de Abril, fomos a uma exposição : A expo- oportunidades, Gostei de visitar, passámos pelos corredores onde havia exposições. Alguns tinham bebidas, outras tinham bolos dirigimos ao uma menina que lhe pedi um café. Por ultimo, todos tiramos fotografias.
Lídia Ferreira


Fizemos uma visita ao pavilhão multiuso, onde decorria a expo-Oportunidades. O curso da noite B2+3 turma F. também fez a visita. Quanto a mim gostei pois havia lá ofertas de emprego interessantes, pena não haver tantos empregos para a zona de Viseu. Havia lá comida bebida e outras coisas com interesse para certa gente, pessoas alegres tais como eu. Com os comprimentos.
Teresa Lemos


No dia dezassete de Abril de 2009,a turma F do curso E.F.A B 2+3, assim como outras turmas, fizeram uma visita à Expo-Oportunidades acompanhados pelo professor de Tic, Nuno Isidro e pela professora Lurdes. Gostei da visita principalmente daqueles lugares onde ofereciam bolos e sumos, mas apesar de tudo pelo convívio.
José Silva

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Exposição no átrio da escola.

CONVITE:
Na semana de 20 a 27 de Abril de 2009, vão estar expostos alguns trabalhos, realizados pelos Formandos do Curso EFA nas diferentes áreas de formação.










Aprender Compensa


Ofertas Educativas 2009/2010


F.I.C.A. - Ofertas Educativas para Adultos

terça-feira, 14 de abril de 2009

3º Expo-oportunidades de Viseu

Iniciativa pretende dar resposta às dificuldades de enquadramento profissional.
Aproximar a oferta e a procura de emprego, estimular a empregabilidade e desenvolver o espírito de empreendedorismo nos jovens da Região Centro são alguns dos objectivos da Expo Oportunidades, a decorrer em Viseu entre 16 e 19 de Abril.
Esta é já a 3ª edição da Expo Oportunidades, organizada em conjunto pelo Instituto Piaget, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (Delegação Centro), a Direcção Regional da Educação do Centro e o Conselho Empresarial do Centro. A iniciativa vai reunir num só espaço empresas, escolas, organismos públicos, entidades empregadoras e visitantes de toda a região à procura de novas oportunidades de emprego e formação.
Conferências e workshops sobre técnicas de procura de emprego, criação do próprio emprego e oportunidades de financiamento são algumas das actividades propostas nas diversas áreas que compõem a exposição. Estarão representadas cerca de 60 entidades, desde escolas secundárias e profissionais a universidades, empresas, associações e organismos governamentais.
Embora focalizada na Região Centro, a Expo Oportunidades contará também com propostas de emprego a nível nacional e europeu, dando ênfase às oportunidades de emprego existentes dentro da UE, através da Rede Eures (Rede Europeia de Emprego).


quinta-feira, 9 de abril de 2009